Dia 12 - Ringue de BOXE



Resolvendo os conflitos por meio de uma luta justa

Eles podem esquecer o que você disse, mas nunca esquecerão como você os fez sentir-se.
(Carl W. Buechner)


Como agimos em meio aos conflitos?
Alguns relacionamentos podem ser comparados a uma luta de boxe. Duas pessoas em um combate, onde uma tem que vencer. Será que é simplesmente assim a forma como gerenciamos nossos conflitos? Problemas deste tipo são inevitáveis, enquanto duas pessoas imperfeitas continuarem se relacionando! Ou seja, sempre iremos nos deparar com conflitos! Para isso, precisamos aprender a lutar justamente, e principalmente, ter a consciência de que devemos ficar no ringue até encontrar solução, e não fugir pelas cordas laterais. A bíblia nos oferece princípios para uma luta justa, eles não estão relacionados a resolução dos problemas, mas garante ficar próximo daqueles que amamos. Hoje iremos usar o boxe como exemplo, ele possui alguns tipos de lutas, que se parecem com algumas táticas que infelizmente adotamos para gerenciar nossos conflitos, ao invés de encarar a dor as vezes necessária para encontrar uma solução.

O primeiro tipo é o rope-a-dope, onde um dos lutadores somente se apoia as cordas e fica se defendendo, enganando o adversário e esperando o momento que as energias do outro acabam. Pessoas assim fogem de qualquer forma dos conflitos, afastam quando os ânimos alteram, isso pode parecer uma paz, mas com o tempo o resultado é um relacionamento superficial, que nunca chega à intimidade.

Em seguida vem rei do nocaute, que se considera o mais forte - e o mais certo - e luta até a pessoa desistir. Embora haja vencedor o resultado é que o que possui menos expressão acaba abandonando a luta, assim o relacionamento desmorona.

Depois temos o lutador desistente, que abandona o conflito rápido, jogam a toalha cedo demais, criando uma falsa paz no ambiente e um orgulho perigoso em quem 'ganha'.

Temos também o um-dois, ou o "toma-lá-dá-cá", onde uma hora você ganha, outra hora eu ganho. Pode soar como bom, mas o conflito nunca é resolvido...

Mas a melhor forma de relacionar é através da forma de parceiros no ringue. Nele, os parceiros decidem ajudar o outro. Decidem permanecer no ringue e fora das cordas, buscando resolver o conflito, por mais difícil que seja a situação. Eles percebem que o relacionamento é mais importante que o problema em discussão e entendem que o processo é mais importante que a solução.

Ao invés de assumir uma postura de luta, podemos seguir algumas regras básicas para uma luta justa, que devem se aplicar a todos os nossos relacionamentos.
Lembre ao seu companheiro que vocês estão em busca de uma solução, não em busca de um culpado. Reafirme seus sentimentos, e deixe saber que você está disposto a suportar sentimentos desagradáveis que acompanha o confronto porque você valoriza a amizade.

Coloque a proteção na sua boca, assim como no boxe! As palavras cortam fundo e a ferida pode permanecer por vários anos. Comprometa-se, antes do calor da luta, que algumas palavras ou posturas deverão ser evitadas. Isso não significa que vocês não vão chegar ao cerne do conflito, mas ser sincero não é sinônimo de ser agressivo.

Ataque as questões, e não o outro. A reconciliação nunca será alcançada com os dois na ofensiva.
Controle seus sentimentos, expresse-os; mas não deixe que eles se tornem a causa do conflito.
Não traga coisas do passado para o presente, mesmo que isso seja tentador!

E, por último, mas o mais importante - traga Jesus para o ringue.
Não dizendo a Ele: "Me ajude a vencer essa discussão", mas pedindo sabedoria, humildade, controle e direção. Ele soube expressar seus sentimentos sem ferir ou pecar. Ele é o melhor modelo para resolução de conflitos.

Qual foi o ultimo conflito que você teve com alguem que ama? Você preservou as regras básicas ou buscou adotar um dos tipos de luta citados? Ore e peça a Deus ajuda para lutar de forma justa, sabedoria para lidar com os conflitos e amor para respeitar e preservar a individualidade do outro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BORBOLETAS VIVEM APENAS 24 HORAS: VERDADE OU MITO?

Seja Sua Melhor Versão Diariamente

Se Achega Pertim de Mim